terça-feira, 4 de maio de 2010

O anel do Sistema Solar


O cinturão de asteróides é como se fosse uma estrada elíptica formada por biliões de asteróides em volta de um corpo celeste com densidade suficiente para segurá-los nessa órbita.
Os asteróides são corpos celestes rochosos e metálicos que orbitam o sol e podem ser encontrados em várias regiões do sistema solar, mas a maioria se encontra entre a órbita de Marte e de Júpiter na região conhecida como Cinturão de Asteróides.

Os asteróides são diferentes dos planetas porque são menores, são considerados planetas apenas os corpos celestes que tem orbiota livre ou seja não apresentam ourtros corpos celestres na mesma órbita. O cinturão de asteróides se formou com a colisão de diversos corpos maiores que ao colidir partiram em vários pedaços.

Alguns asteróides podem escapar do cinturão quando atraídos pela gravidade de algum planeta, ou mesmo pela gravidade do sol, se sua órbita sofrer algum tipo de perturbação. Neste caso, ele pode chegar a colidir com este planeta, ou com o sol, ou então ficar em órbita deste, como um satélite.
http://www.infoescola.com/sistema-solar/cinturao-de-asteroides/

Nenhum comentário:

Postar um comentário