quarta-feira, 12 de maio de 2010

As marés

Antes e depois
curiofisica.com.br/wp-content/uploads/2009/04/mares6


As mares tem influencia da lua provocados pela sua atração e secundariamente do sol também que exercem sobre os acenos, somente no ponto em que se encontram os oceanos e os continentes que as marés têm grandeza suficiente para serem percebidas, nos rios e nos lagos apresentam subida e descida tão insignificante que a diferença é disfarçada por mudanças de nível devidas ao vento e ao estado do tempo.
As águas sobem gradualmente em torno de 06 horas ate atingir a maré mais alta e leva também 06 horas ate atingir a maré baixa. A amplitude da maré difere dia após dia conforme a posição do Sol e da Lua. Quando ambos se colocam numa mesma linha em relação à Terra, como acontece na Lua Cheia e Nova, a maré fica mais alta do que o normal e é chamada de maré de Sizígia, ou maré de águas-vivas.
Em varias atividades importantes no cotidiano das pessoas depende do comportamento dos mares, uma delas que seria de muito impacto esta relacionada a pesca, muitas deslocamento em varias partes do mundo depende que maré esteja alta para que a travessia seja pela água ou que a maré esteja baixa para que a travessia seja pela terra.


http://www.cfh.ufsc.br/~planetar/textos/mares.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário