![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOTUs5S1f8JWRWEPNPvbJOb9uGqfUx_NJwOk3H_2IfY87Bs2PMUB91-TCEg-5RxfFBcpHMinjbdYEfhyphenhyphenpP0SFNWGjUPuX4m5xaTnLvwFoLvOySBrJgQa1E2DnCOa4slerykyJsK3VBPGM/s400/stephanq.jpg)
Aglomerado de galáxias localizado na constelação de Hércules(foto). Ele foi catalogado pelo astrônomo norte-americano George Abell.
As pesquisas realizadas atulmente, desenvolvidas em várias partes do mundo têm procurado confirmar a hipótese formulada no passado sobre a origem do universo, a partir de uma grande explosão (BIG BANG), o resultado desse fato foi a formação da matéria do tempo e do espaço,a organização do universo é revelada pela maneira como as galáxias se distribuem no espaço,A galáxia da Via Láctea é a nossa morada é o local de onde observamos a estrutura do universo. As galáxias são ligadas gravitacionalmente umas as outras que se distribui por um espaço de 3 milhões de anos-luz, de modo geral elas se apresentam em pares, em pequenos e grandes grupos de três a uma dezenas de galáxias e em enormes aglomerados. As galáxias em um aglomerado se distribuem em regiões de 10 a 20 milhões de anos-luz de diâmetro e a hierarquia na distribuição das galáxias parece terminar com as dimensões dos aglomerados mas pode ser também que este seja o limite de nossa capacidade de observar mais longe o nosso universo.
http://wwo.uai.com.br Domingos Soaresé professor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário