domingo, 25 de abril de 2010

O limite da visão


Aglomerado de galáxias localizado na constelação de Hércules(foto). Ele foi catalogado pelo astrônomo norte-americano George Abell.

As pesquisas realizadas atulmente, desenvolvidas em várias partes do mundo têm procurado confirmar a hipótese formulada no passado sobre a origem do universo, a partir de uma grande explosão (BIG BANG), o resultado desse fato foi a formação da matéria do tempo e do espaço,a organização do universo é revelada pela maneira como as galáxias se distribuem no espaço,A galáxia da Via Láctea é a nossa morada é o local de onde observamos a estrutura do universo. As galáxias são ligadas gravitacionalmente umas as outras que se distribui por um espaço de 3 milhões de anos-luz, de modo geral elas se apresentam em pares, em pequenos e grandes grupos de três a uma dezenas de galáxias e em enormes aglomerados. As galáxias em um aglomerado se distribuem em regiões de 10 a 20 milhões de anos-luz de diâmetro e a hierarquia na distribuição das galáxias parece terminar com as dimensões dos aglomerados mas pode ser também que este seja o limite de nossa capacidade de observar mais longe o nosso universo.

http://wwo.uai.com.br Domingos Soaresé professor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Universo e seu tamanho

Podemos constatar através de estudos dos primeiros astrônomos ate os dias atuais que o Universo deve ter aproximadamente 156 bilhões de anos-luz extensão (em quilômetros daria aproximadamente 147 mais 21 zeros) e deve ter aproximadamente 13,7 bilhões de anos de idade, a luz das galáxias mais distantes viajaram mais de 13 bilhões de anos até chegar a nós, resumindo o Universo tem 13,7 bilhões de anos de raio, portanto 27,4 bilhões de Anos-luz no total.
Porém o Universo vem se expandindo desde o início do tempo e toda distância percorrida pela luz do Universo primordial aumenta com essa expansão. Com isso em conta, o raio do Universo passa para 78 bilhões de anos-luz, segundo um novo estudo, feito a partir das flutuações observadas na radiação cósmica de fundo.

Space.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O primeiro passo para a vida

Geografia fala em um primeiro momento do que é para nos seres humanos importantíssimos, saber onde vivemos e como estamos aqui hoje, pergunta que todas as pessoas em algum momento já fizeram na vida, o universo o sistema solar e a terra são elementos básicos para o surgimento da vida no espaço onde vivemos.

Jozimar Santos da Silveira